Já pensou em ser a mente por trás das redes sociais de uma marca, engajando o público e criando conteúdo? É exatamente isso que o profissional de Social Media faz! Ele planeja, cria e analisa estratégias digitais para representar empresas nas redes sociais.
Realizar um curso de Marketing, Publicidade e Propaganda pode ser a porta de entrada a carreira de Social Media. Nos cursos citados, você aprende desde a gestão de conteúdo até técnicas avançadas de análise de métricas, tudo para estar preparado para enfrentar os desafios de um mercado dinâmico e competitivo.
Quer saber mais sobre essa profissão e descobrir se ela combina com você? Então vem com a gente entender o que faz um profissional de Social Media e como se destacar nessa área!
O que faz um Social Media?
O Social Media, também chamado de social manager ou gestor de mídias sociais, é o responsável por gerenciar e construir a presença online de marcas e empresas.
Na estratégia de marketing, esse profissional atua com a criação e planejamento de conteúdos que fazem sentido para o público, sempre acompanhando as últimas tendências para manter as marcas atualizadas e engajadas. Ele também pode atuar com edição de imagens e produção de textos que vão para redes sociais.
Principais atividades e funções do Social Media
O dia a dia de um Social Media é super dinâmico e envolve várias atividades. Dá uma conferida no que ele pode fazer:
- Planejar e criar conteúdo: desde posts até vídeos, cria tudo o que aparece no feed, alinhado com a identidade da marca;
- Analisar métricas: acompanha de perto o desempenho dos conteúdos, ajustando as estratégias conforme os resultados;
- Gerenciar as redes sociais: organiza os perfis da marca, respondendo mensagens e interagindo com a galera para manter uma conexão próxima;
- Criar relatórios: com base nas métricas, prepara relatórios para mostrar o que deu certo e o que pode melhorar;
- Monitorar tendências: fica de olho nas novidades para garantir que a marca esteja sempre atualizada e engajada com o público.
Além disso, um social media também pode atuar como:
- designer gráfico
- editor
- copywriter
- filmmaker.
Como é o mercado de trabalho para o Social Media?
O mercado de trabalho para o Social Media está em alta e cheio de oportunidades. Isso porque, com a expansão das redes sociais e a digitalização, empresas de todos os setores buscam profissionais capazes de fortalecer sua presença online e engajar o público.
Recentemente, o mercado tem exigido habilidades mais específicas, como profissionais especialistas em gestão de perfis, o domínio de ferramentas de análise de dados e a criação de conteúdo multimídia.
Além disso, as tendências mudam com rapidez e isso significa mais desafio. Por essa razão, quem trabalha nessa área precisa estar sempre atualizado e pronto para se adaptar às novas plataformas e estratégias.
Quanto ganha um Social Media?
O salário do Social Media é em média R$ 1.404 por mês, segundo o site Vagas. Mas, esse valor pode variar bastante, dependendo de alguns fatores, como a experiência na área, a região de atuação, o tamanho da empresa e o setor em que ela atua.
Salário do Social Media no Brasil
O profissional Social Media pode iniciar a carreira recebendo de R$ 800,00 a R$ 1.003,00 de salário, podendo ganhar até R$ 2.014,00. Mas, conforme o site salario.com.br, é possível ganhar em média R$ 4.474,90 para uma jornada de trabalho de 43 horas.
O salário vai depender das horas trabalhadas e do nível de experiência do profissional.
Já fazendo um recorte em alguns estados do país, temos as seguintes informações de uma média salarial mensal:
- São Paulo: média salarial de R$ 5.208,75;
- Rio de Janeiro: ganham em torno de R$ 5.335;
- Rio Grande do Sul: é de aproximadamente R$ 4.200;
- Bahia: gira em torno de R$ 4.000;
- Goiás: salário médio de aproximadamente R$ 4.500;
- Pará: ganham cerca de R$ 4.000.
Fonte: Portal Salário, Talent.com e MLABS.
Salário do Social Media no exterior
Se o seu sonho é trabalhar no exterior, o salário de Social Media fora do Brasil pode ser bem atrativo, mas isso varia bastante conforme o país. Dê uma olhada em como estão os valores em diferentes lugares da Europa:
- Portugal: o salário médio de um Social Media Manager é de R$ 5.353 por mês. Profissionais iniciantes ganham em torno de R$ 4.770, enquanto os mais experientes podem chegar a R$ 6.890;
- Espanha: a média salarial anual de um Social Media é de R$ 116.600, com uma remuneração extra estimada de R$ 6.095 ao ano;
- Reino Unido: em Londres, o salário médio anual para um Social Media Manager é de, aproximadamente, R$ 655.891, sendo uma das faixas mais altas;
- França: em Paris, o salário médio de um Social Media Manager é de R$ 202.460 ao ano.
Fonte: Glassdoor
Como se tornar um Social Media?
Para entrar na área de gestão de mídias sociais, você precisa, primeiramente, entender como funcionam as principais redes sociais, como Instagram, Facebook, X, LinkedIn e TikTok.
Isso envolve aprender sobre o funcionamento dessas plataformas e suas particularidades para criar conteúdos que façam sentido para o público. Aliás, para se tornar um social media, não existe um único caminho, porém, é possível iniciar com cursos específicos de marketing e comunicação.
Qual é o perfil profissional do Social Media?
Quem quer se destacar em gestão de mídia social precisa ter algumas características que fazem toda a diferença, como ser uma pessoa curiosa e atualizada sobre o que acontece no mundo digital, já que o Social Media precisa manter as marcas relevantes nas redes.
Um exemplo de sucesso na área é a Beatriz Meneses, social media fundadora da Oxe Marketing e especialista em estratégias de crescimento no Instagram. Ela aposta no marketing autêntico e já transformou a presença digital de mais de 700 clientes.
Fonte: Linkedin Beatriz Meneses
Quer descobrir se essa carreira combina com você? Dá uma olhada no nosso teste vocacional!
Habilidades e competências necessárias para o Social Media
Para atuar como Social Media, não basta só gostar de redes sociais, viu? Você precisará desenvolver algumas habilidades específicas, que podem ser tanto comportamentais quanto técnicas. Dá uma olhada em algumas delas:
- Heavy user de redes sociais: familiaridade com plataformas e tendência a usá-las intensamente;
- Conhecimento em ferramentas de edição: domínio de programas como Photoshop, Illustrator e Premiere para produzir conteúdo visual;
- Domínio da língua portuguesa: habilidade de escrever corretamente e com clareza, evitando erros que comprometam a imagem da marca;
- Entendimento de conceitos de marketing digital: aplicação prática de estratégias como marketing de conteúdo e campanhas publicitárias.
E, claro, também tem algumas competências necessárias para se desenvolver, como:
- Capacidade de atendimento ao cliente online;
- Habilidade de análise de relatórios;
- Criatividade e proatividade;
- Gestão de tempo e multitarefa, entre outras.
Qual curso ou área se especializar para ser um Social Media?
Agora, se você está pensando em se tornar um Social Media e ainda não tem uma formação, apostar em cursos como Marketing, Publicidade e Propaganda ou Jornalismo é uma ótima escolha.
Nas instituições da Cruzeiro do Sul Educacional, por exemplo, você encontra oportunidades diversas para escolher a sua profissão. Inclusive, a Unifran oferece todas essas opções de curso para te ajudar a se inserir na área que quiser, até mesmo em gestão de mídias sociais.
Se você decidir cursar Marketing na Unifran, você terá contato com as seguintes disciplinas:
- Marketing de varejo;
- Supply chain;
- Estratégia e formulação de preços;
- Sustentabilidade empresarial;
- Desenvolvimento de produtos e serviços, entre outras.
Mas, se você já tem formação em outra área, considere fazer cursos específicos em marketing de conteúdo, copywriting, entre outros. Essas qualificações podem te dar um diferencial no mercado.
Como conseguir o primeiro emprego como Social Media?
Se você curtiu a área e já está pronto para começar, aqui vão algumas dicas para te ajudar a conquistar seu primeiro emprego:
- Invista na sua educação com cursos e especializações que podem te auxiliar na área;
- Foque em redação, criação de artes, fotografia, filmagem e análise de métricas, porque essas habilidades vão te destacar nos processos seletivos;
- Guarde seus melhores trabalhos, seja de projetos da faculdade ou freelances;
- Fique de olho em oportunidades, porque cada experiência conta e pode abrir portas para o futuro;
- Construa uma rede de contatos com outros profissionais da área;
- Pesquise vagas e empresas que você admira e ofereça seu trabalho, isso mostra seu interesse e iniciativa.
Se interessou? Confira dicas extras para seguir a profissão de Social Media com o Orienta Carreira
Se você se identificou com o papel do Social Media e ficou curioso sobre como seguir essa carreira, já tem uma boa base para começar a sua jornada!
Pronto para dar o próximo passo? As instituições da Cruzeiro do Sul Educacional oferecem cursos incríveis que podem ser o seu ponto de partida para uma carreira de sucesso em Mídias Sociais.