Se você está estudando para entrar na faculdade, já deve saber que o Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais portas de entrada para essa nova jornada.
Com a nota do Enem, você pode conquistar inúmeras oportunidades, como uma vaga em universidades públicas, bolsas de estudo total ou parcial, financiamentos e intercâmbios.
Então, vamos entender agora mesmo como usar a nota do Enem para acessar todas as opções que você tem pela frente? Reunimos as principais informações que você precisa para facilitar seus próximos passos!
Como usar a nota do ENEM para entrar na universidade?
A sua nota do Enem pode ser usada para ingressar nas instituições de ensino superior ou mesmo para estudar no exterior por meio dos programas e processos seletivos.
Para ingressar em algum desses programas, a nota do exame (calculada e definida por meio do método TRI, que é um algoritmo que analisa cada questão e as define como fácil, médio ou difícil) e a nota de corte (definida com base na nota de todos os candidatos inscritos no processo seletivo e pode variar de acordo com o curso, a instituição e a concorrência) devem ser consideradas.
Confira a estimativa da sua nota com a calculadora do Enem!
Mas atenção! Cada processo possui critérios de seleção distintos (as próprias notas de corte também podem variar de acordo com o programa de ingresso que você escolher), o que faz toda a diferença ao selecionar por qual meio você gostaria de realizar o sonho da universidade.
Quer saber em quais processos seletivos você pode aplicar a sua nota? Continue a leitura e confira as principais formas de ingressar no ensino superior utilizando a sua nota do Enem!
Programas de ingresso no ensino superior
Do Prouni a processos seletivos particulares, a nota do Enem é utilizada para selecionar candidatos ao ensino superior em uma série de programas. A seguir, conheça mais detalhes sobre os principais.
Como usar a nota do Enem no Sisu: Sistema de Seleção Unificada?
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é a plataforma do Ministério da Educação (MEC) que, basicamente, funciona como um processo seletivo único para você acessar as vagas em universidades federais e estaduais de todo o Brasil por meio da nota conquistada no Enem.
Lá, você escolhe suas opções de curso e instituição e define se deseja se candidatar na ampla concorrência ou nas vagas de ações afirmativas — incluindo cotas para afrodescendentes, indígenas e egressos de escola pública.
O processo de inscrição no Sisu é bem simples: você se inscreve com seus dados do Enem diretamente na plataforma e sem nenhum custo.
Ao fim do período do processo seletivo que você estiver participando, o sistema seleciona os candidatos mais bem classificados para cada vaga, considerando tanto as notas do Enem quanto possíveis pesos diferenciados de área do conhecimento que algumas instituições de ensino adotam, de acordo com o curso que o candidato escolher.
Siga as instruções a seguir para fazer sua inscrição:
- Acesse o Sisu e informe seu número de inscrição e senha do Enem;
- Escolha suas opções de curso e defina a modalidade de concorrência;
- Acompanhe as notas de corte durante o período de inscrição e, se achar válido, ajuste suas escolhas;
- Finalize sua inscrição e salve o comprovante;
- Ao sair o resultado, basta fazer sua matrícula na instituição escolhida ou entrar na fila de espera.
Dica: fique de olho no calendário e nos documentos necessários para garantir sua vaga, combinado?
Como usar a nota do Enem no Prouni: Programa Universidade para Todos?
O Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do MEC que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em universidades particulares.
Para se inscrever, é necessário atender a alguns requisitos:
- Ter renda familiar de até um 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsas integrais ou até 3 salários mínimos para bolsas de 50%;
- Ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
- Ter obtido uma média mínima de 450 pontos nas provas do Enem e nota superior a zero na redação.
Além do perfil socioeconômico, é a nota do exame que classificará os candidatos às bolsas.
Aliás, a inscrição ao Prouni é gratuita e você pode escolher até duas opções de curso e instituição, basta acessar o site do programa!
Como usar a nota do Enem no Fies: Financiamento Estudantil?
Também é possível usar a nota do Enem para financiar a sua graduação em instituições privadas por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que garante até taxa de juros zero para alguns perfis.
Com o financiamento, os estudantes aprovados pagam uma pequena parcela mensal durante a faculdade e só começam a quitar o saldo devedor depois da formatura.
Para se candidatar, você só precisa:
- Ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010;
- Ter conquistado, pelo menos, 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação;
- Ter renda familiar mensal de até 3 salários mínimos.
Como usar a nota do Enem para ingresso direto em instituições particulares?
Você sabia que muitas universidades privadas também aceitam a nota do Enem como critério de ingresso? A alternativa dispensa um novo vestibular, o que facilita o seu ingresso no ensino superior.
Um bom exemplo são as instituições da Cruzeiro do Sul Educacional: dependendo da sua pontuação no exame, você pode conseguir uma bolsa por mérito com até 100% de desconto em todo o curso.
Além disso, as instituições da Cruzeiro do Sul Educacional aceitam notas do Enem a partir de 2010 e, quanto maior a nota, maior o desconto.
Entenda como funciona o benefício e já escolha seu curso na Cruzeiro do Sul Educacional!
Como usar a nota do Enem para programas de intercâmbio?
A sua nota do Enem também pode ser usada em processos seletivos de universidades internacionais mundo afora.
Uma das principais oportunidades é o Enem Portugal, que é basicamente um convênio interinstitucional que permite o acesso a universidades portuguesas pela nota do Enem. Em 2024, mais de 50 instituições portuguesas já firmaram o acordo, abrindo portas para milhares de estudantes brasileiros.
Mas há oportunidades a serem aproveitadas também na França, na Irlanda, no Canadá, nos Estados Unidos, entre outros países. Para esses destinos que não falam português, um nível mínimo de proficiência da língua local também pode ser exigido.
De qualquer forma, cabe ressaltar que o processo de inscrição varia de instituição para instituição.
Outras aplicações da nota do Enem
A nota do Enem ainda pode ser utilizada para outras oportunidades que nem todo mundo conhece. O Orienta Carreira reuniu as que podem ser mais úteis para você, confira!
Certificação de conclusão do ensino médio
Até 2017, a nota do Enem também podia ser utilizada para obter a certificação de conclusão do ensino médio. Porém, hoje em dia, o exame a ser realizado para tal fim é outro e se chama Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).
O Encceja acontece anualmente e, para realizá-lo a fim de certificar o fim do ensino médio, é preciso ter 18 anos ou mais. A inscrição é online e gratuita e já deixamos uma dica: inscreva-se pro Encceja na mesma época do Enem e otimize seus estudos para ambos os exames. Pode ser uma boa, não acha?
Ingresso em cursos técnicos
Algumas instituições de ensino técnico também utilizam a nota do Enem para a seleção de candidatos, o que é uma excelente opção para quem deseja obter uma formação técnica e ingressar no mercado de trabalho o quanto antes.
Como melhorar minhas chances com a nota do Enem?
Para mandar bem no Enem 2024 e aumentar suas chances de ingressar no ensino superior, uma boa preparação é o melhor caminho! Aqui vão algumas dicas que podem ajudar você a ter ainda mais sucesso na prova:
- Comece a estudar quanto antes: quanto mais cedo você começar, mais chances tem de ver todo o conteúdo com calma e revisar o que for preciso;
- Faça um cronograma realista: crie um plano de estudos que se encaixe na sua rotina, mas não deixe de reservar momentos para descanso, lazer e, claro, uma alimentação saudável;
- Pratique com provas antigas: fazer as provas dos anos anteriores do Enem é uma ótima maneira de entender o formato do exame, identificar os temas que mais caem e como as questões costumam ser elaboradas;
- Foque nos pontos mais importantes: nem todos os conteúdos têm o mesmo peso no Enem, portanto, identifique quais são mais relevantes e direcione mais tempo para eles;
- Dê atenção à redação: como a redação tem um peso significativo no Enem, treine escrevendo sobre diferentes temas e peça para um professor revisar seus textos;
- Experimente técnicas de estudo: técnicas como Pomodoro, mapas mentais e flashcards podem ajudar na memorização e no foco — descubra quais métodos funcionam melhor para você;
- Conte com o Orienta Carreira!
Aqui, no Orienta Carreira, oferecemos conteúdos e recursos que podem ajudar você a alcançar seus objetivos e, consequentemente, ter mais sucesso tanto no Enem quanto no seu futuro profissional.